O Google afirma que não tem outra opção a não ser retirar a Pesquisa do Google da Austrália se o país entrar no Código de Negociação da Mídia de Notícias. Isso significa que o Google e o Facebook podem ter que pagar por links e snippets de artigos de empresas de mídia.
O Google expressou suas opiniões sobre o projeto de lei australiano a um comitê do senado e as está divulgando em seu blog. Se a proposta for realmente transformada em lei, não dará ao Google outra opção a não ser interromper a Pesquisa do Google no país, disse Mel Silva, diretor-gerente do Google Austrália. Ela acha que este é o pior cenário possível.
O Código de Negociação da Mídia de Notícias é um código de conduta que a Austrália pode adotar e que permitirá que as empresas de mídia negociem taxas com o Google e o Facebook para postar suas notícias em suas plataformas. O Google e o Facebook também devem relatar se fazem alterações em seus algoritmos que afetam as notícias e devem compartilhar os dados coletados por meio da interação com as notícias. O código pode eventualmente ser aplicado a mais empresas de tecnologia.
De acordo com o Google, o código de conduta é 'inviável'. Isso forçaria o Google a pagar por links e snippets e "quebraria o funcionamento dos mecanismos de busca em um nível fundamental". O Google informa que não sabe o que se enquadra na definição de notícia e que pagar por links e snippets abala o princípio de uma internet aberta. Se o Google tivesse que avisar as empresas de mídia sobre as mudanças de algoritmo com 14 dias de antecedência, isso colocaria outros sites em desvantagem, o argumento continua.
O Facebook também deve comparecer perante a comissão australiana na sexta-feira. De acordo com o The Guardian, aquela empresa está pedindo um prazo de seis meses para negociar com as empresas de mídia antes que o código de conduta seja implementado. O Facebook chama o código de 'complexo, imprevisível e imprevisível'.
Atualização, 9h20 : Na França , após muitos meses de negociações, o Google chegou a um acordo com o setor de mídia na quinta-feira para indenização pelos direitos conexos de notícias publicadas. O Google firmará contratos de licenciamento individuais com comunicados à imprensa que permitirão que as notícias sejam instantaneamente incorporadas ao News Showcase do Google, que fornecerá aos leitores acesso a um conteúdo rico, não apenas trechos. A diferença com a Austrália é, entre outras coisas, que as notícias são mais claramente definidas: o Google fala de critérios como a contribuição para informações políticas e gerais, o volume diário de publicações e a audiência mensal na internet.